quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PANORAMA POLÍTICO

Tudo pronto para o início do governo Confúcio Moura - O governador eleito Confúcio Moura, já esta com sua equipe definida para assumir o cargo dia 1º de janeiro.
Moura procurou montar sua equipe com pessoas de ficha limpa. Entretanto, Vera Paixão, é ficha suja, inclusive com condenação, a indicação foi do deputado federal Mauro Nazif. Mais outras duas nomeações estão dando o que falar a de Batista (considerado o responsável pela demissão de 10 mil funcionários no governo Bianco) para a Sesau, e a de sua irmã para a Secretaria de Ação Social, esta ultima se enquadra na lei do nepotismo.
Fora isso, espera-se muito do novo governador, tido como homem capaz e integro, além de conciliador. Confúcio contará com o apoio do senador Valdir Raupp, da deputada marinha Raupp e até do vice-presidente do Brasil. Vamos torcer para que ele possa realmente fazer um bom governo, o povo de Rondônia merece.

Lula deixa a presidência da República com quase 90% de aprovação popular – Exatos 82% de aprovação popular, é o que indicou a última pesquisa realizada para aferir a popularidade do presidente. Essa é uma marca histórica na recente democracia brasileira, e oxalá que essa marca possa também ser alcançada pela presidenta Dilma, pois isso significaria que ela também acertou em seu governo.

Prefeito de Nova Brasilândia enrolado com a justiça – Valcir Silas Borges, prefeito de Nova Brasilândia D’oeste anda enrolado com a justiça eleitoral, num dos processos a que responde Silas foi condenado á pagar uma multa no valor de R$ 119 mil reais. No outro processo em andamento, Silas corre o risco de ter o seu mandato cassado, por compra de votos. Aliás, o prefeito já foi condenado no TER de Rondônia nesse processo, onde curiosamente o juiz apenas imputou-lhe a inelegibilidade por oito anos, quando na verdade a punição deveria ser a cassação do seu mandato por compra de votos. O processo esta tramitando no Superior Tribunal Eleitoral TSE.

Presidência da Assembleia -  Cassolistas afirmam que o próximo presidente da Assembleia Legislativa será o deputado Valter Araújo, eu particularmente acredito que Confúcio Moura deve agir em sentido contrário, e tentará eleger um presidente ligado ao seu grupo, o quer fortaleceria o seu governo e facilitaria o seu trabalho. Vamos aguardar para ver que tem mais cacife Confúcio ou Cassol.

2011 será o ano das articulações que definirão a sucessão dos prefeitos – Ano que vem, muitas forças políticas estarão se aglutinando visando as eleições municipais de 2012. Aqui em Nova Brasilândia, já existe uma pequena movimentação nesse sentido.
Comentários dão conta de que, que a disputa da prefeitura terá uma candidatura de terceira via, ou seja, contrária aos dois maiores grupos políticos existentes na cidade, que são o grupo de Joaquim e Maria Rezende, e o grupo de Silas Borges. Contra o grupo dos Rezende pesa o fato de Joaquim ter deixado a prefeitura totalmente sucateada, com a frota de máquinas e de veículos totalmente desmazelados. E isso é um fato real. Já o grupo de Silas não poderá contar com ele, pois além de ser o seu segundo mandato o prefeito está inelegível, enquadrado na lei da Ficha Suja. Outro fator é o desgaste natural de um grupo que está no poder a muito tempo. Seria muito salutar, que um novo grupo surgisse, com novas idéias e novos rumos para o município, principalmente com uma visão focada no desenvolvimento econômico, pois nestes últimos seis anos nada foi feito nesse sentido.

Por: Henrique Ferraz

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

PRESIDENTE DA ACEBRAS DEFENDE CATEGORIA NA ÚLTIMA SESSÃO DO ANO NO PARLAMENTO MUNICIPAL

O presidente da ACEBRAS, Iziel Mendes, defendeu os interesses dos associados da entidade com muita propriedade, na última sessão realizada ontem na Câmara Municipal de Nova Brasilândia.
O impasse criado pelo chefe do executivo, prefeito Valcir Silas Borges, ao voltar atrás em sua decisão de apoiar o fechamento dos estabelecimentos comerciais do seguimento de supermercados e mercearias aos domingos.
Iziel em seu discurso reafirmou seu posicionamento em relação à questão e disse, “vivemos em um regime democrático, onde a opinião da maioria deveria prevalecer sobre as demais, infelizmente em Nova Brasilândia isso não acontece. O prefeito Silas parece ter voltado ao tempo da ditadura, e para beneficiar uma pessoa chegada a ele, impõe suas regras em detrimento da maioria. Se a entidade que represento, que possui CNPJ, e está instalada em nossa cidade há 30 anos, não merece ser ouvida e respeitada então não tem razão de ser a sua existência”.
Iziel defende o projeto elaborado pela classe juntamente com 05 vereadores que o apóiam, para que se torne lei o fechamento de supermercados e mercearias aos domingos.

Existe no município, o código municipal de postura, que entre outras coisas, regulamenta o funcionamento de estabelecimentos comerciais, acontece que algumas coisas funcionam através de Decreto Municipal, e quem tem essa prerrogativa é o prefeito, e justamente nesse caso Silas Borges, que anteriormente tinha se comprometido em apoiar a iniciativa dos empresários, voltou atrás e optou pela abertura dos supermercados e mercearias aos domingos, em apoio ao seu ex-chefe de gabinete Flavinho.

Quem fala demais dá bom dia ao Cavalo
Vereador Iris da Liquigás perde a oportunidade de permanecer calado

O velho ditado atravessa décadas e séculos e permanece sempre atual, durante a sessão, a Vereadora Ana Paula em seu discurso defendeu a posição da Acebras, o vereador Aurindo também declarou seu voto em favor da entidade. Já, o vereador Iris, ao fazer seu pronunciamento, inicialmente afirmou que o voto é secreto, e que não iria se posicionar publicamente, acontece, que o edil ao longo do seu discurso, acabou declarando nas entrelinhas que seu apoio seria ao executivo. Comerciantes, e funcionários dos mercados que lotavam o plenário da Câmara, entoou um murmurinho só, a chiadeira foi tanta, que o presidente do legislativo vereador Aroldo, teve que pedir silêncio para que Iris concluísse o seu pronunciamento. Indignados com a postura do vereador os presentes foram se retirando do plenário que ficou praticamente vazio, o público só retornou ao plenário quando o vereador terminou a sua fala.
A queda de braço, não terminou, pois Iziel promete continuar lutando para defender a categoria que representa se vai conseguir isso é outra coisa, pois sua luta é contra a opinião do homem que comanda o município. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos e ver quem tem mais força, se uma entidade que representa toda a classe empresarial do município, ou se o ex-chefe de gabinete do executivo municipal Flavinho.

Por: Henrique Ferraz

sábado, 11 de dezembro de 2010

O CIENTISTA E O VISIONÁRIO

Os dois são a mesma pessoa: Albert Einstein, capaz de enxergar muito além do seu tempo, desenvolveu uma teoria que revolucionou o mundo e o pensamento filosófico.
Por outro lado, era alguém que, mesmo sabendo que a maior parte dos fenômenos físicos pode ser explicada, entendeu que não podia compreender tudo. Deixou seu coração e sua mente abertos, reverenciando também as coisas que não podia colocar em equações matemáticas. Einstein não era um homem religioso no sentido tradicional, mas tinha um profundo respeito pela vida e pelo ser humano.No mundo de hoje, quando as pessoas têm explicações para tudo e ridicularizam qualquer tema que não se enquadre dentro do pequeno universo que criaram, vale a pena relembrar algumas das palavras do maior e mais importante cientista do século XX:
Nada acontece por acaso: “Deus não joga dados com o Universo”.
Os medíocres são sempre críticos: “Os espíritos generosos, porque buscam um caminho diferente e usam com coragem e honestidade a inteligência, sempre encontraram uma oposição violenta das mentes medíocres. Mas, a imaginação é mais importante que a cultura, porque o homem que é apenas culto termina cheio de limites, enquanto a imaginação pode dar a volta ao mundo”.

Fonte: http://www.g1.globo.com/ / Paulo Coelho – Mensagem do Dia

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PREFEITO VALCIR SILAS BORGES DESRESPEITA DECISÃO DEMOCRÁTICA DE EMPRESÁRIOS PARA BENEFICIAR APADRINHADO E PARCEIRO POLÍTICO

O prefeito de Nova Brasilândia D’Oeste Valcir Silas Borges, em atitude desrespeitosa e de forma ditatorial volta atrás em sua decisão, tomada em conjunto com empresários da cidade associados à Associação Comercial e Empresarial de Nova Brasilândia – ACEBRÁS.
Entendendo o caso: A diretoria da Acebrás, juntamente com o seu presidente e demais associados decidiram que o comércio deveria fechar aos domingos, mas para que isso acontecesse deveria prevalecer à opinião da maioria. O prefeito Silas então foi consultado sobre o assunto, e afirmou estar de acordo com o fechamento do comércio aos domingos, desde que a decisão partisse de uma maioria. É bom esclarecer, que na grande maioria dos casos os estabelecimentos comerciais que costumam abrir aos domingos são do setor de supermercados e mercearias. Assim sendo, os empresários reuniram-se e ficou decidido que todo o comércio deveria fechar aos domingos. Primeiramente o prefeito acatou a decisão democrática dos empresários, e no último domingo 05/12, todo o comércio fechou as suas portas. Acontece que, o Flavinho seu ex-chefe de gabinete, apadrinhado e parceiro político do atual prefeito, recentemente abriu um comércio, e seu posicionamento foi contrário ao fechamento aos domingos. Numa atitude antidemocrática e com características de autoritarismo o prefeito Silas voltou atrás em sua decisão tendo se posicionado contra o fechamento do comércio aos domingos.
Devemos ressaltar aqui, que tanto os empresários, como seus funcionários merecem e necessita descansar da árdua e penosa carga diária de trabalho, afinal seus familiares, esposas e filhos também merecem suas atenções, e em muitos casos esse descanso era só parcial, tendo em vista a obrigação de se trabalhar também aos domingos até ao ½ dia.
O presidente da Associação Comercial, inconformado com a atitude do alcaide, procurou o apoio de vereadores para que estes elaborem um projeto de lei com a finalidade de proibir a abertura do comércio aos domingos.
Não é de se estranhar a atitude de Silas Borges, pois como ele mesmo disse uma vez, “palavras o vento leva, o que vale é o que está escrito”, isso demonstra o descompromisso com a vontade da maioria, isso significa sacrificar todos para defender os interesses de seu apadrinhado e acima de tudo é uma atitude de desrespeito.
Fica aqui a minha sugestão, pois há casos que realmente fazem falta de um mercado aberto aos domingos, o gás normalmente acaba aos domingos, entre outras coisinhas mais, porque então não se fazer um lei igual à existente para o funcionamento das farmácias cria-se um escala de plantões e por sorteio define-se a ordem de abertura de um único supermercado ou mercearia aos domingos. Creio que assim todos sairiam ganhando, a população não ficaria desassistida, a empresa que abrisse sozinha aos domingos iria faturar bastante, enquanto os demais estariam em seu merecido descanso, como existem muitos mercados e mercearias na cidade, todos, teriam tempo suficiente para o lazer e para desfrutarem do convívio familiar.  

Por: Henrique Ferraz  

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

PANORAMA POLÍTICO

Arrumando as malasAssessores governistas, e o próprio governador João Cahulla terá muito trabalho neste dezembro que ora adentramos. Juntar as coisas e arrumar as malas nessa hora é uma coisa muito dolorosa. Afinal, permaneceram por 8 longos anos no poder, deixar os seus cargos e perder a tão sonhada renda mensal é difícil pra qualquer um.
Por outro lado -  A esperança é muito grande por parte dos aliados que estiveram ao lado do futuro governador Confúcio Moura, muita gente na expectativa por um vaguinha na futura administração, resta saber se vai haver lugar pra todo mundo.
Assembleia LegislativaNeste dezembro os deputados estaduais estarão ocupados e preocupados com a eleição do novo presidente e da nova mesa diretora da casa de leis do estado. Muitos interesses estão em jogo, de um lado os governistas derrotados do outro os governistas vencedores, vamos ver quem tem mais bala na agulha e abocanha o poder.
Valter Araújo – O deputado reeleito Valter Araújo segundo sites e jornais da capital, embargou numa quantia milionária recentemente. Empresas pertencentes ao deputado teriam recebido nada mais nada menos do que R$ 22 milhões de reais do governo do estado. Esse vai passar um final de ano com o bolso recheado. A mim só resta fazer uma pergunta. Não é suficiente para os deputados o polpudo salário que recebem para exercerem suas funções? Não é ilegal detentores de mandato público prestarem serviços ao governo.
Rio de Janeiro – Até que enfim, as autoridades cariocas saíram da letargia e enfrentaram o narcotráfico com mãos de ferro. Ficou mais do que provado, que quando há o interesse do poder público, as coisas funcionam. A ocupação do complexo de favelas do Morro do Alemão entrará para a história do combate ao crime organizado, como sendo um dos episódios mais contundentes no combate a violência e a marginalidade. Que a paz possa reinar novamente no seio dessa comunidade, e que os demais estados da federação passem a seguir o exemplo das autoridades cariocas que tiveram a coragem de dar uma basta aos narco-bandidos.
Marinha Raupp tem nome citado para assumir um ministério – Segundo reportagem do Jornal o Globo, uma ala do PMDB, quer emplacar a deputada federal Marinha  Raupp num dos ministérios do governo Dilma e poderia ser o Ministério das Cidades ou o da Integração Nacional. Eleita pela quinta vez, Marinha seria a primeira mulher de Rondônia a ocupar um relevante cargo no governo federal.
Henrique Ferraz

O trouxa escreve os babacas lêem

Investimentos maciços em Clínicas para Recuperação de Viciados: Narcotraficantes de renome nacional estariam dispostos a investirem em várias Clínicas para recuperação de viciados. Num primeiro momento os viciados em craque teriam prioridade. Explica-se: como o Crack é a droga que vicia mais rapidamente, e também a que mais ligeiro mata os indivíduos, os traficantes estariam perdendo cliente aos milhares, assim sendo eles esperam propiciar a recuperação desses indivíduos, para que num futuro eles voltem a consumir a droga novamente.
Eureka nunca mais dinheiro na cueca: Políticas públicas serão implantadas para o combate a corrupção no Brasil. Câmara Federal e Senado Federal estão prestes a aprovar um vasto projeto de leis para coibir a corrupção nas esferas federal, estadual e municipal. Provavelmente a nova lei entrará em vigor daqui a mil anos, daí então nunca mais veremos falar em dinheiro na cueca.
Direto de Brasília – Estoque de Panetones acaba antes mesmo do Natal:  Fabricantes de Panetone do distrito Federal estão rindo á toa e com os bolsos recheados de dinheiro. A produção de todos os fabricantes da iguaria esgotou-se antes mesmo do Natal, é que o governador resolveu fazer a alegria das famílias carentes e para tanto comprou toda a produção que será distribuída à população. Nunca na história desse país tivemos um governador tão altruísta como da capital da república. Vamos dar uma viva aos homens de bem e de boa vontade. Parabéns Governador.
Inacreditável – Sobram leitos nos hospitais, há medicamentos em abundância e ninguém mais morre nas filas dos hospitais: Realmente é inacreditável, o Sistema Público de Saúde no Brasil serve de exemplo para o resto do mundo. Os leitos dos hospitais estão vazios, as farmácias hospitalares estão abarrotadas de remédios e as filas quilométricas se acabaram. Nunca mais ocorreu de um paciente morrer na fila de espera aguardando um atendimento que nunca ocorreria. Esta notícia foi divulgada pelo Sistema Globo Internacional de Comunicação no ano 2.999.
Desaquecimento Global trás a normalidade a natureza: A décadas o mundo vive um período de calmaria nos fenômenos da natureza, no sertão nordestino os agricultores comemoram com alegria as fartas colheitas, que as chuvas regulares na região lhes tem propiciado. Durante este dez anos, nunca mais ocorrerão enchentes e deslizamentos nas cidades do estado do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Nos Estados Unidos os tornados nunca mais ocorreram sumiram também os terremotos e tsunamis da face da terra. Isso só foi possível, porque os países ricos abdicaram de suas riquezas e diminuíram drasticamente a emissão de gases poluentes que contribuíam para acelerar o efeito estufa.

Segurança Pública Comemora: A cúpula da segurança nacional encerra o ano com uma grande comemoração, durante este ano nem uma só ocorrência de “Violência contra a Criança, contra os Idosos e contra a Mulher”, foi registrada. O mesmo fato aconteceu em relação aos homicídios ocasionados por motivos fúteis. Latrocínios arrastões, e seqüestros também não foram registrados. Por conta disso está havendo uma grave crise no setor de construção civil que atuava na construção dos condomínios fechados, empresas de segurança estão fechando suas portas e demitindo em massa, a crise afetou ainda o setor de equipamentos eletrônicos destinados a segurança.

Não sei não, mas acho que a birita que tomei ontem afetou o meu cérebro, o Tico e o Teco possivelmente entraram em curto circuito, nunca na minha vida, fui capaz de escrever tanta besteira junta. Por via das dúvidas, vou tomar mais umas quem sabe assim passo a acreditar no que escrevi.   

Por: Henrique Ferraz

EM BUSCA DA VERDADE

Aparência ou realidade? Estamos inseridos em uma sociedade capitalista, onde somos controlados por falsas necessidades inacabáveis, lamentavelmente estamos na sociedade do artificialismo.
O mundo em que vivemos hoje é um teatro, as pessoas freqüentemente representam, elas observam uns aos outros o tempo todo, esperando seus comportamentos olham seus gestos, roupas e palavras a liberdade é uma utopia a espontaneidade morreu.  
Sociedade essa sem opiniões de nivelamentos, muitas vezes acabamos escravizados pelo trabalho para satisfazer nossas falsas necessidades. Temos perda completa da individualidade, de sua racionalidade crítica a alienação torna-se inevitável.
Somos prisioneiros do próprio sistema onde estamos sendo controlado em todos os momentos hora pela sociedade hora pelo estado no seu papel de governo, onde isso vai parar? Qual vai ser o fim?
E acabamos inimigos sabe de quem do nosso travesseiro perdemos inúmeras noites de sonos preocupados com o aluguel que vai vence a prestação do carro que vai chegar e os juros do cheque especial só para satisfazer a maldita das falsas necessidades.
“Porque nada podemos contra a verdade, senão em favor da própria verdade.”
2 coríntios 13:8

Rodrigo de Mattos Ferraz

É empresário do ramo de Motopeças
e cursa o 2º período de Direito na Farol de Rolim de Moura

Ele é o Cara...

Barack Obama tinha razão quando afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva era o Cara. O torneiro mecânico que chegou a presidência do Brasil, realmente fez grandes transformações nessa nação. Apesar dos escândalos envolvendo integrantes do seu governo, ele saiu incólume de tudo e se tornará um ex-presidente com a maior aprovação de toda a história da nação após a redemocratização brasileira. Talvez seja o único a conseguir isso.
Sua inteligência, perseverança e determinação, juntamente com o anseio popular por mudanças significativas na condução da política nacional o transformaram num grande líder. Lula, simplesmente fez o Brasil se tornar um país respeitado internacionalmente, enfrentou com coragem os países ricos, principalmente os Estados Unidos, defendendo com maestria os interesses nacionais.   

Seu maior legado:
Seu maior legado foi tirar milhões de brasileiros da miséria e diminuir a fome no Brasil, a ampliação dos Programas Sociais como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, criticados pela oposição e ditos programas assistencialistas contribuíram de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas.

Política Econômica:
A política econômica adotada por sua equipe, manteve a inflação sobre controle e garantiu investimentos em obras de infra-estrutura nas regiões mais pobres do Brasil e, nunca na história desse país como diz ele, os estados do Nordeste e da Região Norte tiveram um tratamento digno como estão tendo. O crescimento econômico destas regiões só foi possível graças aos investimentos para elas direcionados. A geração record de empregos formais, o avanço em novas tecnologias, tais como as empregadas nas construções das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jiráu em Rondônia são exemplos claro disso.
O enfrentamento correto, com medidas acertadas na área econômica durante o início da crise mundial protagonizada pelos Estados Unidos, com reflexos mundial, permitiu o crescimento brasileiro de uma forma geral, ficando o Brasil fora do cenário triste e desalentador da economia globalizada.

Os gargalos do seu governo:
É claro que existiram gargalos em seu governo, a reforma da previdência e a reforma política não conseguiram avançar, a educação melhorou em quantitativo, mas piorou na qualidade, a saúde pública como um todo ainda deixa muito a desejar, a segurança pública nas grandes cidades se tornou um grande desafio, devido à violência generalizada. O combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado embora tenha melhorado muito, ainda carece de uma ação mais enérgica e eficiente, entretanto, os crimes de “Colarinho Branco”, praticados por agentes públicos e políticos de carreira têm sido combatidos de forma sistemática. Governadores e prefeitos corruptos foram presos pela Polícia Federal, coisa dantes nunca acontecida.

Quebrando paradigmas:
Em sua história pessoal, Lula foi quebrando paradigmas, o 1º foi ter sido eleito presidente, quando isso era reservado somente às elites brasileiras, enfim um homem do povo, de origem humilde e simples galga o mais alto posto nacional, a Presidência da República.
Porém, talvez seu maior feito, tenha sido conseguir eleger a 1ª mulher para presidir o Brasil, pois afinal de contas, Dilma Rousseff nunca sequer em sua vida disputou uma única eleição. A candidata de Lula, enfrentou um adversário fortíssimo, cuja equipe de campanha disparou uma artilharia pesada e muitas das vezes desonesta em relação a ela.
O debate em relação ao aborto, e a união estável de homossexuais, levado a termo por José Serra, fez com que Dilma perdesse uma grande parte do eleitorado Brasileiro, principalmente entre os católicos e evangélicos. Essa atitude radical e arcaica contribuiu sobremaneira para aumentar o preconceito em relação a uma minoria que, no mínimo humanamente falando merece respeito e consideração, independentemente de suas preferências sexuais.


O que se espera de Dilma:

O que se espera de Dilma, é que ela realmente possa conduzir o Brasil, rumo ao desenvolvimento e crescimento, que de ênfase maior no combate a miséria, para que os brasileiros não passem mais fome, para que os filhos dos pobres possam freqüentar as Universidades e se tornem profissionais competentes, para que o sonho de todos por uma vida melhor, com mais habitação, com mais saúde com mais segurança e com mais dignidade possam se tornar realidade.
Que o combate a violência realmente possa ser efetivo, principalmente a violência praticada contra as mulheres e contra as crianças, pois essas são os piores tipos de violência.
Que o Brasil possa cada vez mais criar mecanismos de combate a corrupção, banindo de vez os ladrões dos recursos públicos, tais como a “Lei do Ficha Limpa”, que nestas eleições contribui de grande maneira para eliminar de uma vez por todas um grande número de políticos desonestos. Enfim, espera de Dilma, que ela honre a ala feminina, e que honre o mandato que lhe foi dado por Luiz Inácio Lula da Silva e por mais de 55 milhões de brasileiros.

 Henrique Ferraz