Ele é o Cara...

Barack Obama tinha razão quando afirmou que Luiz Inácio Lula da Silva era o Cara. O torneiro mecânico que chegou a presidência do Brasil, realmente fez grandes transformações nessa nação. Apesar dos escândalos envolvendo integrantes do seu governo, ele saiu incólume de tudo e se tornará um ex-presidente com a maior aprovação de toda a história da nação após a redemocratização brasileira. Talvez seja o único a conseguir isso.
Sua inteligência, perseverança e determinação, juntamente com o anseio popular por mudanças significativas na condução da política nacional o transformaram num grande líder. Lula, simplesmente fez o Brasil se tornar um país respeitado internacionalmente, enfrentou com coragem os países ricos, principalmente os Estados Unidos, defendendo com maestria os interesses nacionais.   

Seu maior legado:
Seu maior legado foi tirar milhões de brasileiros da miséria e diminuir a fome no Brasil, a ampliação dos Programas Sociais como o Bolsa Família e o Bolsa Escola, criticados pela oposição e ditos programas assistencialistas contribuíram de forma significativa para a melhoria da qualidade de vida de centenas de milhares de pessoas.

Política Econômica:
A política econômica adotada por sua equipe, manteve a inflação sobre controle e garantiu investimentos em obras de infra-estrutura nas regiões mais pobres do Brasil e, nunca na história desse país como diz ele, os estados do Nordeste e da Região Norte tiveram um tratamento digno como estão tendo. O crescimento econômico destas regiões só foi possível graças aos investimentos para elas direcionados. A geração record de empregos formais, o avanço em novas tecnologias, tais como as empregadas nas construções das usinas hidrelétricas de Santo Antonio e Jiráu em Rondônia são exemplos claro disso.
O enfrentamento correto, com medidas acertadas na área econômica durante o início da crise mundial protagonizada pelos Estados Unidos, com reflexos mundial, permitiu o crescimento brasileiro de uma forma geral, ficando o Brasil fora do cenário triste e desalentador da economia globalizada.

Os gargalos do seu governo:
É claro que existiram gargalos em seu governo, a reforma da previdência e a reforma política não conseguiram avançar, a educação melhorou em quantitativo, mas piorou na qualidade, a saúde pública como um todo ainda deixa muito a desejar, a segurança pública nas grandes cidades se tornou um grande desafio, devido à violência generalizada. O combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado embora tenha melhorado muito, ainda carece de uma ação mais enérgica e eficiente, entretanto, os crimes de “Colarinho Branco”, praticados por agentes públicos e políticos de carreira têm sido combatidos de forma sistemática. Governadores e prefeitos corruptos foram presos pela Polícia Federal, coisa dantes nunca acontecida.

Quebrando paradigmas:
Em sua história pessoal, Lula foi quebrando paradigmas, o 1º foi ter sido eleito presidente, quando isso era reservado somente às elites brasileiras, enfim um homem do povo, de origem humilde e simples galga o mais alto posto nacional, a Presidência da República.
Porém, talvez seu maior feito, tenha sido conseguir eleger a 1ª mulher para presidir o Brasil, pois afinal de contas, Dilma Rousseff nunca sequer em sua vida disputou uma única eleição. A candidata de Lula, enfrentou um adversário fortíssimo, cuja equipe de campanha disparou uma artilharia pesada e muitas das vezes desonesta em relação a ela.
O debate em relação ao aborto, e a união estável de homossexuais, levado a termo por José Serra, fez com que Dilma perdesse uma grande parte do eleitorado Brasileiro, principalmente entre os católicos e evangélicos. Essa atitude radical e arcaica contribuiu sobremaneira para aumentar o preconceito em relação a uma minoria que, no mínimo humanamente falando merece respeito e consideração, independentemente de suas preferências sexuais.


O que se espera de Dilma:

O que se espera de Dilma, é que ela realmente possa conduzir o Brasil, rumo ao desenvolvimento e crescimento, que de ênfase maior no combate a miséria, para que os brasileiros não passem mais fome, para que os filhos dos pobres possam freqüentar as Universidades e se tornem profissionais competentes, para que o sonho de todos por uma vida melhor, com mais habitação, com mais saúde com mais segurança e com mais dignidade possam se tornar realidade.
Que o combate a violência realmente possa ser efetivo, principalmente a violência praticada contra as mulheres e contra as crianças, pois essas são os piores tipos de violência.
Que o Brasil possa cada vez mais criar mecanismos de combate a corrupção, banindo de vez os ladrões dos recursos públicos, tais como a “Lei do Ficha Limpa”, que nestas eleições contribui de grande maneira para eliminar de uma vez por todas um grande número de políticos desonestos. Enfim, espera de Dilma, que ela honre a ala feminina, e que honre o mandato que lhe foi dado por Luiz Inácio Lula da Silva e por mais de 55 milhões de brasileiros.


Henrique Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário