quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PANORAMA POLÍTICO

Tudo pronto para o início do governo Confúcio Moura - O governador eleito Confúcio Moura, já esta com sua equipe definida para assumir o cargo dia 1º de janeiro.
Moura procurou montar sua equipe com pessoas de ficha limpa. Entretanto, Vera Paixão, é ficha suja, inclusive com condenação, a indicação foi do deputado federal Mauro Nazif. Mais outras duas nomeações estão dando o que falar a de Batista (considerado o responsável pela demissão de 10 mil funcionários no governo Bianco) para a Sesau, e a de sua irmã para a Secretaria de Ação Social, esta ultima se enquadra na lei do nepotismo.
Fora isso, espera-se muito do novo governador, tido como homem capaz e integro, além de conciliador. Confúcio contará com o apoio do senador Valdir Raupp, da deputada marinha Raupp e até do vice-presidente do Brasil. Vamos torcer para que ele possa realmente fazer um bom governo, o povo de Rondônia merece.

Lula deixa a presidência da República com quase 90% de aprovação popular – Exatos 82% de aprovação popular, é o que indicou a última pesquisa realizada para aferir a popularidade do presidente. Essa é uma marca histórica na recente democracia brasileira, e oxalá que essa marca possa também ser alcançada pela presidenta Dilma, pois isso significaria que ela também acertou em seu governo.

Prefeito de Nova Brasilândia enrolado com a justiça – Valcir Silas Borges, prefeito de Nova Brasilândia D’oeste anda enrolado com a justiça eleitoral, num dos processos a que responde Silas foi condenado á pagar uma multa no valor de R$ 119 mil reais. No outro processo em andamento, Silas corre o risco de ter o seu mandato cassado, por compra de votos. Aliás, o prefeito já foi condenado no TER de Rondônia nesse processo, onde curiosamente o juiz apenas imputou-lhe a inelegibilidade por oito anos, quando na verdade a punição deveria ser a cassação do seu mandato por compra de votos. O processo esta tramitando no Superior Tribunal Eleitoral TSE.

Presidência da Assembleia -  Cassolistas afirmam que o próximo presidente da Assembleia Legislativa será o deputado Valter Araújo, eu particularmente acredito que Confúcio Moura deve agir em sentido contrário, e tentará eleger um presidente ligado ao seu grupo, o quer fortaleceria o seu governo e facilitaria o seu trabalho. Vamos aguardar para ver que tem mais cacife Confúcio ou Cassol.

2011 será o ano das articulações que definirão a sucessão dos prefeitos – Ano que vem, muitas forças políticas estarão se aglutinando visando as eleições municipais de 2012. Aqui em Nova Brasilândia, já existe uma pequena movimentação nesse sentido.
Comentários dão conta de que, que a disputa da prefeitura terá uma candidatura de terceira via, ou seja, contrária aos dois maiores grupos políticos existentes na cidade, que são o grupo de Joaquim e Maria Rezende, e o grupo de Silas Borges. Contra o grupo dos Rezende pesa o fato de Joaquim ter deixado a prefeitura totalmente sucateada, com a frota de máquinas e de veículos totalmente desmazelados. E isso é um fato real. Já o grupo de Silas não poderá contar com ele, pois além de ser o seu segundo mandato o prefeito está inelegível, enquadrado na lei da Ficha Suja. Outro fator é o desgaste natural de um grupo que está no poder a muito tempo. Seria muito salutar, que um novo grupo surgisse, com novas idéias e novos rumos para o município, principalmente com uma visão focada no desenvolvimento econômico, pois nestes últimos seis anos nada foi feito nesse sentido.

Por: Henrique Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário