sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Salas de aula da Escola Municipal Dina Sfat apresentam rachaduras

                                                               Rolim de Moura

Atendendo a solicitação de um pai preocupado com a situação da Escola Municipal Dina Sfat, que atende os alunos do Bairro Bom Jardim e Boa Esperança, a reportagem do Jornal Notícias de Rondônia foi verificar in-loco o estado em que se encontra a escola.

Durante a visita, realmente foi constatada a presença de grandes rachaduras em duas salas de aula, o que pode ocasionar um acidente e colocar a vida de alunos e professores em risco. Além deste problema, foi verificado também, que os aparelhos de ar condicionado instalados no início deste ano continuam sem funcionar, pois as instalações elétricas não dão o suporte necessário ao funcionamento dos equipamentos. Segundo o pai que fez a denúncia e preferiu ficar no anonimato, os banheiros se encontrão em estado deplorável, o pessoal da limpeza tem que puxar água de um pavilhão para os demais através de um balde para que a limpeza possa ser efetuada. O pai ressaltou ainda, que a escola passou por uma reforma no início do ano, entretanto os problemas não foram sanados. Um fato positivo durante a reportagem, é que vários pais afirmaram estarem satisfeitos com o quadro docente da escola, pois a dedicação dos professores e sua capacidade atendem os preceitos para uma boa educação.
Seria de bom alvitre, que a secretária municipal de educação Maria Aparecida de Almeida Pinheiro, se interasse da situação e levasse ao conhecimento do prefeito Sebastião Dias Ferraz, para que o mesmo tomasse as providências necessárias, antes que aconteça alguma tragédia na escola, pois com o início do período chuvoso que está próximo, as paredes rachadas podem vir abaixo. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

TRÂNSITO VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE


Multiplicados ao longo dos anos os acidentes de transito vem nos preocupando cada vez mais pessoas morrem, pessoas matam e a impunidade só aumenta.
Os maiores problemas são a desatenção, imprudência dos motoristas, falta de campanhas educativas, a fiscalização falha, má conservação nas estradas e principalmente a impunidade.
Motorista bêbedo ou drogado que provoca acidente comete crime doloso, é evidente afinal, assumiu o risco de matar, quando fez uso de substancia que, da falsa sensação de segurança, diminui a coordenação motora, reflexos e a habilidade de avaliar velocidade e distancia.
O capitulo XIX do CTB (lei n°9.503/97), que se inicia pelo artigo 291 denomina crimes de transito aqueles cometidos na direção de veiculo automotores. Tamanho descaso com a sociedade e a pena que traz em seu artigo,  Art. 302.

Praticar homicídio culposo na direção do veículo automotor: Penas – detenção, de dois a quatro anos, e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor”.

A sociedade tem clamado por mudanças na legislação em vigor no tocante os fatores de risco, contudo seria necessária uma mudança sócio cultural entre o homem e o transito de veículos.

Por: Rodrigo Mattos Ferraz
Acadêmico de direito da FAROL - RM

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A velha prática da compra de votos


A prática da compra de votos no Brasil, remonta ao século XIX, e persiste até hoje nas mais diversas formas. Naquela época quem ditava as regras eram os coronéis, ricos fazendeiros que possuíam seus currais eleitorais, e que se colocavam a disposição dos políticos de plantão. Vem daí a expressão coronelismo. A forma de aquisição do voto em si é que não mudou. Votos eram comprados por bens materiais, sapatos, alimentos e etc.
Apos, mais de um século, a grande maioria para não se dizer a totalidade dos políticos brasileiros ainda continuam comprando votos e fazendo seus currais eleitorais. É claro que hoje, as formas utilizadas são diferentes e diversificadas, mas a compra de votos ainda existe, alguns políticos o fazem a margem da lei, mas a sua grande maioria compra votos amparados por uma legislação equivocada, pré-disposta a lhes favorecer se não vejamos.
Há nível presidencial, os programas sociais mantidos pelo governo são uma das mais legítimas formas de se comprar votos, ou seja, ‘’Bolsa Família, Vale Gás, Bolsa Escola entre outros, servem de moeda para garantir uma ampla parcela do eleitorado que é beneficiado por estes programas. Não quero aqui dizer, que tais programas não sejam necessários, tendo em vista a situação de penúria em que vivem os assistidos por tais programas. O ideal seria que todo o povo brasileiro tivesse condições de viver com dignidade, através de seu trabalho, recendo uma remuneração que fosse o suficiente para a manutenção do indivíduo e de sua família, pois aí sim, não haveria a necessidade de tais programas assistenciais.
No Congresso Nacional e no Senado Federal, existem várias outras maneiras institucionais de se comprar votos de forma legal, ou seja, amparada pela nossa legislação. O direcionamento de dinheiro público para Associações das mais variadas finalidades, Organizações não Governamentais as (ONGS), e as emendas federais a que deputados e senadores têm direito e destinam aos seus estados e aos seus colégios eleitorais, é outra forma de comprar votos. O deputado destina um valor para um município, em troca ele quer o apoio do prefeito em uma nova eleição, o mesmo acontece com os senadores. Em minha opinião a emendas parlamentares deveriam não existir, prefeitos e governadores é que deveriam através do planejamento e de projetos ir à busca dos recursos diretamente nos ministérios específicos.

Rondônia

Aqui em Rondônia, num passado não muito distante, os deputados estaduais compravam seus votos através de fundações que atuavam na saúde, o governo estadual liberava a verba que era utilizada pelos deputados para que pudessem atender as necessidades de suas fundações, é claro que esta prática servia também para que os deputados desviassem boa parte do dinheiro público liberado pelo governo estadual. Felizmente essa prática foi abolida, pois a atribuição de assistir a população com saúde pública é uma obrigação do município, do estado e do governo federal.
Com a finalidade de se substituir essa prática, o governo de Rondônia implantou a liberação das emendas parlamentares para os deputados estaduais, é com esse dinheiro de emendas que os deputados abastecem seus currais eleitorais e garantem os votos necessários a sua reeleição. Devo frisar que atualmente essa prática é utilizada em todas as Assembléias Legislativas instaladas no Brasil.

Algumas das formas de compra de votos a margem da lei: No meio evangélico, existe um forma segura, de baixo risco para se efetuar a compra de votos e escapar assim da punição que a lei eleitoral aplica a esses casos. Pastores de grandes Congregações recebem dinheiro e favores dos deputados, e em troca arregimentam eleitores em suas igrejas pregando aos seus devotos que este ou aquele deputado ou político é um homem ungido por DEUS, e que todos os fiéis devem votar nele, pois ele foi o escolhido para ser o representante do povo.
Cargos de confiança, os tais portariados, são todos cabos eleitorais do político de plantão que os nomeou, assim sendo, o governante tem ao seu dispor mão de obra gratuita e votos garantidos, afinal quem não quer assegurar a sua rica tetinha. Cargos de confiança e portariados deveriam ser somente para secretários municipais, estaduais e ministros, ou seja, no primeiro escalão dos poderes executivo, do segundo escalão abaixo, os cargos de chefia de veriam ser exercidos pelos respectivos funcionários de carreira, concursados e capacitados para exercerem suas funções.

Formiguinhas e Cabos Eleitorais

As formiguinhas e os cabos eleitorais são outra forma de compra de votos dentro da lei, quem em sã consciência deixaria de votar em quem está lhe dando trabalho durante a campanha eleitoral. Uma boa maneira de se acabar com isso, seria instituindo uma lei, em que os políticos só pudessem fazer suas campanhas através de comícios, de reuniões com os eleitores, e que expusessem suas idéias em programas televisivos, radiofônicos, sites próprios e de terceiros e revistas e jornais impressos. Esse tipo de campanha, além, de impedir a compra de voto de formiguinhas e dos cabos eleitorais, seria totalmente ecológica, pois não teríamos gastos com papéis, adesivos e outros tipos de materiais que além de poluir o ambiente contribuem com a exploração dos recursos naturais tão essenciais a nossa sobrevivência e a sobrevivência do nosso planeta.

Por: Henrique Ferraz



O eleitor que vende seu voto assina um cheque em branco para o político e incentiva a corrupção! Pense nisso...    

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Primeiro Encontro Regional de Assistentes Sociais


O município de Pimenta Bueno sediou na última quarta-feira, 14 de setembro, o I Encontro de Assistentes Sociais e Acadêmicos do Serviço Social, realizado no auditório da Câmara de Diretores Lojistas (CDL). O evento contou com a presença da vice-prefeita Carla Peron, a qual representou o prefeito Augusto Plaça. Também contou com a participação dos profissionais e acadêmicos da área social, dos municípios de Pimenta Bueno, Espigão, São Felipe e Primavera. Com o objetivo principal em colocar o serviço social no centro do jogo, colocá-lo no centro do debate, sobre um novo paradigma em torno das teorias e práticas, tendo por tema as mudanças sociais e do conhecimento científico, aconteceu às palestras.

A abertura oficial foi prestigiada por diversas autoridades dentre elas o secretário de assistência social Fabiano de Jesus, a secretária de educação Rosely Maria Dias, os vereadores Cleiton Roque e Jean Mendonça, o secretário de saúde Celso Bueno, a chefe de gabinete Anésia Sampaio, o presidente da associação comercial e CDL Edmar Cosmo, dentre outras.

“Sinto muito emocionada por estar mobilizando a categoria, há muito tempo a gente vem trabalhando cada um no seu lugar, mas temos problemas semelhantes, e esta e a oportunidade para juntos discutirmos, afinal, temos a mesma caminhada, a mesma luta” disse Solange.

A vice-prefeita parabenizou o trabalho de todos em especial da assistente social e ex- secretaria da SEMAST, Solange Gotzsch, que desenvolve um excelente trabalho na área social do nosso município. Carla parabenizou a todos os profissionais e acadêmicos e desejou sucesso a todos.

 Edmar Cosme disse que a associação comercial e industrial e CDL também têm preocupado com o social do nosso município, falou sobre o fortalecimento na renda familiar, anunciou a abertura da agência do banco do povo que vai ajudar o mico empreendedor e do convênio que vai beneficiar os estudantes estagiários, com objetivo de terem a oportunidade do primeiro emprego tanto nos órgãos públicos ou empresas privadas.

A comissão organizadora composta pelas assistentes social, Solange Gotzsch Montreuil, Ana Cleópta, Janaina Clara e Zélia Oliveira, foram às responsáveis por toda a organização.

Os colaboradores do evento foram Prefeitura, Semec, Semsau, Semast, CDL, Papelaria Pelikano e câmara municipal.

As palestras foram ministradas por Janaina Clara, Solange Gotzsch assistente social de Pimenta Bueno e Ana Paula do conselho regional de assistência social 23ª região, todas com um riquíssimo conhecimento sobre o tema a ser abordado.


Prefeitura de Pimenta Bueno – Aicom
Amauri Ramos

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Rolim de Moura realiza o desfile de 7 de Setembro com grande participação popular


Com a presença das escolas municipais de Ensino Infantil Dina Sfat, Dionísio Quintino, escola Pólo José Veríssimo, e várias outras escolas estaduais e municipais de ensino Fundamental e Médio, alunos do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas) desenvolvido por policiais militares, Centro de Convivência do Idoso, empresas privadas como a Farol (Faculdade de Rolim de Moura) entre outras, entidades filantrópicas Rotary e Lions Clube, AABB comunidade, etc.
O ato cívico foi realizado com grande participação popular na manhã desta quarta feira (7) dia em que se comemoraram os 189 anos de Independência do Brasil do domínio Português. O prefeito Tião Serraia e seu secretariado, vereadores e várias outras autoridades recepcionaram os pelotões que desfilaram na Avenida 25 de Agosto. O desfile foi puxado pela Polícia Militar e animando pela Fanfarra Integrada de Rolim de Moura formada por alunos escolas estaduais do município, e as Fanfarras convidadas das cidades de Jaru, Ouro Preto do Oeste e São Miguel do Guaporé. O Hino Nacional foi entoado pelas Bandas Trombetas do Rei e Sinfonia da Paz.
O evento foi organizado pela prefeitura através da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura) com apoio do governo do estado por meio da Seduc (Secretaria de Estado de Educação) e a sociedade organizada. Para o prefeito Tião Serraia, este é um momento histórico que relembra um pouco da origem e as lutas do passado pela Independência do Brasil. Por isso ele agradeceu a todos envolvidos na organização deste ato, em especial os jovens e adolescentes responsáveis por grande parte dos pelotões que desfilaram. A Secretaria da Semed Maria Aparecida Pinheiro também agradeceu a todos em especial  a Diretora do teatro municipal Monique Samira que não mediu esforços na organizando e o resultado foi este momento lindo e organizado que aconteceu nesta edição, onde muitas pessoas puderam matar saudade de eventos como este .

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Panorama Político


Congresso Nacional mais uma vez decepciona o povo - Mais uma vez os deputados federais dão mal exemplo, ao optarem pela manutenção no cargo da deputada Jaqueline Roriz flagrada em vídeo recebendo propina. Escudados da opinião pública por conta do voto secreto, eles demonstram o corporativismo e mais uma vez perdem a oportunidade de fazer alguma coisa boa pelo povo brasileiro. Com raras exceções de honestidade, eles não têm vergonha na cara e demonstram como são favoráveis a manutenção da corrupção em nosso país. Realmente uma pena.

Ficha Limpa – O Supremo Tribunal Eleitoral também foi outro que, deixou o povo a ver navios, embora muitos candidatos tidos como fichas sujas não tenham sido eleitos por conta da lei, no final ela não acabou valendo pras eleições de 2010. A expectativa dos brasileiros é que em 2012, a lei realmente seja aplicada e deixe de fora os lobos e ladrões do dinheiro público.

Aqui em Rondônia – Aqui em Rondônia tem muito ficha suja se mobilizando para concorrer a cargos eletivos em 2012, afirmam serem pré-candidatos a prefeitos em diversas cidades. Vamos aguardar o desfecho, esperando que esses indivíduos (as), realmente sejam penalizados e fiquem de fora da disputa eleitoral.

Governadores anseiam por mais verba para a saúde – Os governadores de todo o Brasil estão chiando e querem mais dinheiro do governo federal para aplicar na saúde, a presidenta Dilma Russef estuda nos bastidores criar um novo imposto para arrecadar dinheiro e satisfazer a ânsia dos governadores. A minha sugestão, e que ela adote mais medidas para estancar os desvios das verbas públicas, ao invés de sacrificar ainda mais o contribuinte brasileiro.

Pois é, se falta dinheiro pra saúde, educação e segurança: Mesmo assim Confúcio Moura isentou as empresas que estão construindo as usinas em mais de R$ 400 milhões de reais. Atitude no mínimo suspeita, pois se falta dinheiro para resolver os problemas então por que a isenção, o certo era arrecadar. Ainda bem que o ministério público entrou com uma ação para reverter à isenção.

Guajará-Mirim - Lá da Pérola do Mamoré, nos chegou várias reclamações em relação a um assessor do deputado estadual Lebrão, mas entre as reclamações há uma de um leitor que pediu pra não ser identificado, mas que fala o bicho do tal assessor. Segundo o leitor, ele diz não saber como um homem trabalhador que nem o Lebrão, que já chegou a catar lixo pra sobreviver mantém um preguiçoso e inútil em sua assessoria. Outras reclamações, dizem respeito à aplicação de dinheiro direcionado a um dos bois que fazem a maior das festas folclóricas do estado de Rondônia. Tem coisa cheirando mal, e quando cheira mal acaba se espalhando.

E por falar em dinheiro público em festas – Outro dia o governador Confúcio Moura, disse que muito dinheiro foi distribuído pelo estado para a realização de eventos. Eu não tenha nada contra a realização das feiras agropecuárias em todos os municípios de Rondônia, a não ser, justamente a liberação de recursos públicos estaduais e federais para tais festas, ainda mais que todas sem exceção cobram ingressos e vendem pacotes que dão direito a ingresso, sorteios de motos e carros e acesso a camarotes. Estas festas deveriam ser feitas sim, mas não com recursos públicos e sim das associações responsáveis por elas. Além de fazer falta na saúde e em outros setores, tais eventos retiram recursos que normalmente seriam empregados pelas empresas em publicidade nas rádios, jornais, sites e televisões locais.  


Distribuição de terrenos em Nova BrasilândiaO Ministério Público Estadual entrou com uma liminar na justiça pedindo a suspensão de um programa habitacional onde a prefeitura doava aos servidores públicos os lotes onde seriam construídas as casas. Não que os funcionários públicos não mereçam ter uma residência, mas enfim beneficiar uma categoria em detrimento de outras pessoas carentes é uma afronta. Bola murcha pro prefeito Valcir Silas Borges, bola cheia por MPE. Fazer mimo com o chapéu alheio é fácil, eu queria ver é o prefeito comprar terrenos com seus recursos e fazer a doação. Como dizem os mais jovens, 100 anos e uma coca litro.

Por falar em Brasilândia Adriano Boiadeiro é pré candidato a prefeito – Adriano Boiadeiro que pela segunda vez é 1° suplente de deputado estadual, afirmou que pretende disputar a prefeitura. Caso se confirme a candidatura, ele comporia um terceiro grupo político no município, e concorreria contra o candidato do atual prefeito, cujo nome cogitado é o do Dr. Bruno, e contra o ex-prefeito Joaquim Resende. Adriano é páreo duro é pode complicar a pretensão dos demais candidatos. Ele vem no embalo das últimas eleições onde conquistou a 25ª maior votação para deputado estadual, dos 8 mil votos conquistados 4 mil foram de eleitores de Nova Brasilândia. Indagado a respeito da disputa contra dois fortes grupos, sendo um que detém a máquina administrativa na mão (Atual prefeito) e outro (Joaquim Resende), que vem com o apoio de Valter Araújo (Presidente da Assembleia), Nilton Capixaba (deputado federal) e Ivo Cassol senador da república, e cujo vice provavelmente será o Alcione Machado, cujo pai possui uma empresa de grande porte e com certeza irá fazer um grande aporte de recursos pra campanha, Adriano Boiadeiro afirmou, que é assim que ele gosta da disputa, ou seja a luta de Davi contra no caso dois gigantes do tamanho de Golias. Carisma e determinação não faltam ao Boiadeiro.