Foi avassalador, mexeu com o meu coração no primeiro instante em que a vi. Também como não se apaixonar por uma princesa? As pernas tremeram e o coração bateu acelerado, em questão de instantes eu sabia que jamais poderia tirar-lhe do meu coração. Apesar de já não ser mais nenhuma menina, a Princesa do Madeira possui seus encantos e do alto dos seus 144 anos, ainda é capaz de arrebatar corações, assim como fez comigo.
Estou falando da cidade de Humaitá – AM, mais precisamente no sul do Amazonas, o portal de entrada de um dos estados mais lindos do nosso querido Brasil. As peculariedades da Princesa do Madeira e do povo que nela habitam, são tantas e diversas que são capazes de fazer disparar corações de pedra.
Fundada em 1869, sua dimensão, é maior que o estado do Alagoas, o que a torna, um dos maiores municípios do Amazonas, sua população está próxima de atingir a marca de 50 mil habitantes, parece pouco para uma princesa de quase 150 anos, mas levando-se em conta a geografia da região e a dificuldade de acesso que assolou a região por décadas e mais décadas, ela ainda está num patamar avançado. E, suas perspectivas de crescimento são as melhores possíveis. Hoje, na região sul do Amazonas ela é a porta de entrada, distante da capital de Rondônia somente 200 quilômetros, ligada por rodovia pavimentada e com a proximidade do fim das obras da ponte do Rio Madeira que liga os estados de Rondônia e do Amazonas, com certeza a Princesa do Madeira irá se transformar numa Rainha.
De Francisco Fiúza Maia seu primeiro prefeito, até Dedei Lobo seu atual mandatário, a cidade de Humaitá produziu filhos renomados tais como: o advogado e Governador do Estado do Amazonas por duas vezes Dr. Plínio Ramos Coelho; Raimundo Neves de Almeida, escritor, historiador, contista e poeta; Álvaro Botelho Maia, que governou o Amazonas em três ocasiões; Ubiratam de Lemos, filho do Barão da Borracha, foi repórter investigativo e ganhador do 1º prêmio Esso de Jornalismo; enfim a Princesa que deveria ser Rainha produziu excelentes frutos.
Não posso dizer que conheço toda a sua história, nem tampouco todos os seus encantos, afinal de contas só fazem dois dias que a conheço, entretanto posso afirmar com toda a convicção de que a paixão foi a 1ª vista.